Gaitas de Fora em Santiago de Compostela

Viva meus caros,

No passado fim-de-semana, o Gaitas de Fora esteve em Santiago de Compostela. Ainda que o propósito fosse meramente o ócio, não se deixa escapar uma oportunidade, certo?

No Sábado, na muito animada noite de Santiago, fomos parar a um bar que, passo a publicidade, tem o nome de “La Gramola“. Assim que lá chegamos, começamos a ouvir, vindos do piso inferior, sons de gaitas-de-foles e violinos. Dirigimo-nos imediatamente para lá e vimos, com muito agrado nosso, que estavam a tocar, de forma completamente informal, um conjunto de músicos.

Em conversa com o barman ficamos a saber que tal acontecimento sucedia com regularidade. Tratavam-se de um conjunto de amigos que, no final de cada semana, se reuniam naquele bar para fazer uma espécie de jam sessions de música tradicional. Não se tratavade nenhum grupo em particular, ainda que algumas das pessoas que se encontravam a tocar, pertecessem a conjuntos de música tradicional.

Mais tarde, tivemos a oportunidade de entrar em conversa com um dos músicos (nos vídeos é o senhor de casaco vermelho e de boina, a tocar violino), de seu nome Antón e que nos confirmou o relato do barman.. Acrescentou ainda que nessa noite, o mote era música irlandesa, ainda que outras geografias fossem contempladas no reportório. Trocamos contactos, no sentido de estreitarmos as relações e, quem sabe, trazê-los ao Gaitas de Fora.

Enquanto isso não acontece, ficam aqui com dois vídeos, só para vos aguçar o apetite. Como é natural, a qualidade não é a melhor, mas foi o que se conseguiu. O feixe azul que aparece no vídeo é um efeito especial extraordinário que decidimos inserir.

Bom filme e boa audição!

 

 

Anúncios