Rui Júnior – O Ó Que Som Tem?

Bom dia meus amigos,

Depois da passagem pelo Festival Universitário de Artes Performativas (FUAP) em Braga (grande concerto de Gaiteiros de Lisboa para não variar), está na altura de começar a pensar em voltar ao trabalho. Mas antes disso passem aqui no Gaitas de Fora, para ouvir uma musiquinha.

Ontem, no FUAP, além de Gaiteiros de Lisboa e Uxu Kalhus, estiveram igualmente os Bomboémia (grupo de percussão da Associação Académica da Universidade do Minho), os quais motivaram a escolha da música de hoje.

Disco de 1983, de Rui Júnior e do seu grupo de percussão, intitulado de “O Ó Que Som Tem?” é um álbum quase só com uns instrumentos de percussão e desde já aviso que não é de audição fácil.´Mas eu prometo que vou escolher uma das faixas mais audíveis…

O grupo desmembrou-se após o lançamento deste álbum e os seus membros integraram outros projectos, entre os quais Rui Vaz e José Salgueiro que integraram mais tarde os Gaiteiros de Lisboa.

Quanto a Rui Júnior, só voltou aos discos, treze anos mais tarde, no ano de 1996, com “Tambor”. É da sua responsabilidade o projecto “Toca a Rufar” que, um pouco por todo o país, tem introduzido os mais novos na percussão.

A faixa que vamos ouvir chama-se “Intro/Malhoa”.

Boa audição!

Anúncios